Atrasei, mas cheguei. Vem!
Em clima de pré-carnaval, dicas de onde comer antes ou depois das festas, uma entrevista exclusiva com premiado chef Fábio Denardi e novidades gastronômicas!
Onde comer antes e depois do pré-carnaval
Fortaleza vibra na época carnavalesca. De uma ponta a outra, a cidade carrega folia por todos os corredores, ruas e praças. Pensando nisso, o Sabores da Cidade preparou um guia necessário para os foliões de plantão que já estão curtindo o pré-carnaval da capital cearense. Saiba onde ir para comer antes e depois de curtir suas atrações favoritas.
Após levantamento entre os leitores do Sabores, quatro lugares foram muito indicados pelos amantes da gastronomia de Fortaleza: Espetinho de Ouro, Ventana, Tio Lanches e Rafa Food.
Espetinho de Ouro (conhecido como C* do Padre)
Endereço: R. Senador Almino, 407 – Praia de Iracema
Funcionamento: Todos os dias, das 11h às 00h
@ventanaroseletejada
Endereço: Av. Almirante Barroso, 1003 – Praia de Iracema
Funcionamento: Terça a sábado, das 17h30 às 23h | Almoço de sábado, das 12h às 16h | Domingos, das 17h30 às 22h
@tio_lanches
Endereço: Av. Desembargador Gonzaga, 496 – Cidade dos Funcionários
Funcionamento: Dom à qui, das 17h às 01h, na sex de 17h às 03h e no sábado de 17h às 04h
@rafafoodsec
Endereço: R. Paulo Mamede, 130 – Cocó | Av. Dom Luis, 920 – Aldeota | Av. Almirante Maximiniano da Fonseca, 1395 – Luciano Cavalcante | Av. Viena Wheyne, 750 – Cambeba
Funcionamento: Cocó – seg a sexta, das 16h às 20h45 | Aldeota – seg a sáb, das 18h às 00h, e dom das 18h às 23h | Luciano Cavalcante, seg a sáb, das 17h às 22h30 | Cambeba – seg à qui, das 17h às 23h, sex e sáb, das 17h às 00h, e dom das 17h às 23h
[Entrevista] Fábio Denardi, o chef que assumiu a cozinha italiana e a cidade de Fortaleza
Um chef que desde criança gostava de desbravar a cozinha. Ele veio de longe para assumir uma cozinha reconhecidamente de excelência em Fortaleza. Natural de Mato Grosso (MT), Fábio Denardi já trabalhava em uma grande cozinha em São Paulo, mas aceitou o convite e o desafio de assumir a cozinha do La Bella Italia, por onde foi o mais votado na categoria de Chef do Melhores Sabores da Cidade 2024.
Junto a essa nova empreitada, ele chegou a uma cidade que não conhecia e totalmente diferente de onde já tinha morado, como Curitiba e São Paulo. O plano deu certo. Ele garante que Fortaleza o acolheu de forma generosa e está no comando do restaurante italiano há sete anos, fazendo sua cozinha italiana com toque contemporâneo.
Aos 27 anos, quando embarcou no mundo da gastronomia, teve um início “muito desafiador”, já que “sair de uma cidade pequena do MT para uma cidade grande sozinho, sem nunca ter trabalho em um restaurante” era um dos obstáculos a ser enfrentado. Para ele, que tanto se relaciona com a culinária italiana, “comida reflete afeto, momentos felizes entre família, amigos”.
Ao Sabores da Cidade, Fábio compartilhou detalhes de sua trajetória profissional, como desafios e inspirações, além de quem é o chef quando não está na cozinha. Fábio adiantou também novidades sobre o La Bella Italia para 2025.
[Viralizou] Francês compara brasileiros e franceses no modo de falar sobre comida;
Há dois anos morando no Brasil, o modelo francês Nino Fallard viralizou nas redes sociais após compartilhar um vídeo na semana passada, comparando a forma como brasileiros e franceses reagem à comida: “Brasileiros vivem a comida”.
“Gente, eu sou francês, eu moro no Brasil há dois anos, e a maneira como vocês falam sobre a comida sempre me deixa impressionado”, disse o modelo na publicação. “Tipo, na França, falamos ‘esse vinho tem um a boa acidez’ ou ‘o queijo é bem maturado’, tipo isso. No Brasil, vocês falam ‘mano esse pão de queijo tá top demais'”, explica Nino.
E mais:
Cinco opções de almoços executivos em Fortaleza; saiba mais
Doc Trattoria & Wine Bar renova menu em busca de agradar público cearense
Onde comer uma boa carne com 50% OFF em Fortaleza
Quer ver algo diferente aqui? Me conta!